MINHAS MATÉRIAS
Massagens

Leila Sabará formula protocolos agregados a massagens por acreditar muito no imenso benefício que essas manobras fazem ao se humano.

MASSAGENS


História, Definição, Ações, Características, Indicações.

História
Ao longo da história a massagem foi usada como ferramenta terapêutica, por várias culturas. Usada pelos egípcios, persas, pelos chineses, pelos japoneses, budistas como um meio físico para aliviar dor e tensão.

Na Grécia Hipócrates e outros descreveram sobre o exercício da massagem.
Ao longo da idade média pouca coisa aconteceu, depois institutos na Inglaterra, França, Áustria, Alemanha e Rússia surgiram, na Inglaterra foi desenvolvida uma aplicação específica de massagem com fricção profunda que ganhou adesão pelos profissionais da área.

Nos Estados Unidos da America a massagem começou a ser adotada na virada do século pela influência do médico Douglas Grahm e outros.
Técnicas especiais com Dick foram desenvolvidas também na Alemanha, chamadas como massagem da zona reflexa ou massagem do tecido conjuntivo ou Bindegewebs massagem, outro alemão, realiza uma variação da massagem em pontos nervosos na zona reflexa, procedimento realizado no ocidente com técnicas de acupressura ou Shiatsu.

A tecnologia atual tem usado aparelhos de ultima geração para substituírem o toque humano, mais jamais poderemos substituir o componente psicológico e emocional do contato físico humano.

Definição:
Conjunto de ações mecânicas, mais ou menos intensas e rítmicas que se aplicam com as mãos com o objetivo de criar uma comunicação sobre a pele, músculos, circulação sanguínea, linfática e sistema nervoso e uma série de sensações e efeitos para conseguirmos alcançar um equilíbrio físico e mental de um indivíduo.

As massagens tem muito a oferecer principalmente quando se toma consciência que não são fórmulas milagrosas de terapias que serão usadas para solucionar determinadas doenças, sendo uma alternativa para aliviar tensões, stress e para auxiliar em tratamentos clínicos. O terapeuta deve ser uma pessoa preparada e acima de tudo transmitir confiança e bem estar. 

Ações da Massagem:
Sobre a pele, ação sobre os músculos, ação sobre a circulação sanguínea e linfática, ação sobre o sistema nervoso.

As características de uma sessão de Massagem são:
Contato e Comunicação, Intensidade, com um ritmo contínuo sem movimentos brutos, com um ritmo rápido estimula-se, com um ritmo lento relaxa-se.

A massagem deve ser aplicada em local silencioso, aquecido, livre de estímulos externos. Quando houver som este deve estar em baixo volume para causar uma descontração muscular, afim de que o tratamento tenha sua potencialidade alcançada.

Segundo a indicação e os objetivos de tratamento propostos se podem conseguir efeitos que são: Mecânicos, Fisiológicos, Higiênicos, Preventivos, Terapêuticos, Esportivos e Psicológicos: o contato da mão de um profissional proporciona, calma, segurança e relaxamento, que por sua vez regula e alivia a tensão psicofísica.

Nunca se esqueça que os efeitos de uma massagem dependem dos múltiplos efeitos indissoluvelmente ligados uns aos outros efeitos que geram ações diretas ou reflexas sobre o organismo que são:

1º Diretas ou locais: relacionadas com a ação direta das mãos sobre os tecidos que se manifestam no lugar da aplicação da massagem.
2º Indiretas e reflexas: surgem a distância dos lugares de aplicação, exemplo: relaxamento, fortalecer o sono, favorecimento da micro circulação, proporcionar no equilíbrio do sistema nervoso autônomo, etc.

Indicações Estéticas:
Produz um relaxamento geral em estados de tensão, insônia, nervosismo e ansiedade, fortalece músculos debilitados, relaxa as contraturas musculares, acalma as dores musculares (nunca deve ser realizada em ataques agudos), reequilibra a secreção de sebo e suor, atua na melhora de aderências, melhora o estado final de cicatrizes e estrias, aumenta os resultados de um tratamento. Melhora a circulação sanguínea, tonifica a pele e aumenta a sua firmeza.

Contra indicações:
Podem ser Absolutas e Relativas.
Conteúdo retirado do Capítulo Bem Estar e Qualidade de Vida Através da Massoterapia, livro Beleza Total II, autora Leila Sabará com lançamento 2012, 2013.
Minhas matérias
A Reflexologia Podal Thailandeza
Massagem modeladora
Massagens
Aparelhos estéticos
Tratamentos faciais
Tratamentos faciais combinados

Fones: (11) 2506-4740
(11) 98457-9755
NEWSLETTER
Avenida Jandira, 1369
Planalto Paulista/SP